A Clínica Nunes:
Clínica Médica

“A Medicina é uma ciência e uma profissão que tem como objetivo sua aplicação para o benefício do ser humano”.

Relendo essa afirmação de Walsh McDermott em um velho tratado de Medicina Interna, guardado com carinho em minha estante desde os tempos de estudante de Medicina na década de setenta, percebo que ao mesmo tempo em que muito evoluiu o conhecimento médico, algumas verdades permaneceram imutáveis. O texto citado na introdução é uma dessas verdades.

Escrevo essas palavras no ano em que completo 38 anos de profissão como médico, sendo que destes dediquei mais de 30 anos à Clínica Médica, ou Clínica Geral. Presenciei muitas mudanças e descobertas. Vi vários medicamentos serem lançados como promessas de cura e depois serem retirados do mercado devido aos malefícios que provocavam nos seres humanos. Vi a cada ano a alimentação ser cada vez mais industrializada, o uso do açúcar explodir entre outros. Mas uma coisa permaneceu sempre a mesma: o paciente e suas queixas, a ansiedade e o medo diante da sua patologia ou da saúde dos seus filhos.

Quando um novo paciente se senta à minha frente procuro deixá-lo à vontade e inicio perguntando:

  • Como conhecestes nossa Clínica?
  • Foi indicação?
  • De quem?
  • O que posso fazer para ajudá-lo?

Assim se inicia a relação entre o médico e o paciente. Um encontro com o desconhecido. Procuro colocar o paciente no seu contexto comunitário para que se sinta a vontade. Toda a informação que for coletada, somada ao exame físico, nos dará a oportunidade de um diagnóstico e tratamento correto, consequentemente, buscar um benefício para a saúde dessa pessoa.

“A finalidade da Medicina é prevenir doenças e prolongar a vida”.
(William J. Mayo, 1861-1939, cofundador da Mayo Clinic, EUA).