A Clínica Nunes:
Procedimentos Estéticos

A medicina voltada para a estética se tornou cada vez mais evidente. Isso se dá por diversos motivos, mas podemos salientar dentre eles a busca por uma harmonia estética. Entretanto só isso não basta, pois hoje a atividade médica também se preocupa com o estilo de vida bem como um gerenciamento para o envelhecimento saudável.

Muitos já têm conhecimento de vários métodos e equipamentos usados para a estética facial e corporal.

Em nossa clínica optamos por aqueles que acreditamos obter bons resultados.

Tendo em vista que contamos com a presença e um Cirurgião Plástico, titulado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (vide currículo neste site), especializado em cirurgia estética e reparadora, nossa intenção é unir planos de tratamento conforme a necessidade de cada paciente.

Não custa repetir que a consulta de avaliação inicial é a chave para que médico e paciente entrem em harmonia para a obtenção do melhor resultado possível para cada tipo de caso.

Na Clínica Nunes você encontra:

Preenchimento Facial

Para esse procedimento o preenchedor utilizado é o ácido hialurônico. Ele possui basicamente 3 densidades, uma para cada caso. Elas poderão ser usadas isoladas ou combinadas. Tudo dependerá da proposta e desejos da paciente.

O ácido hialurônico é uma substância biocompatível, sendo encontrada naturalmente na pele, músculos e tendões. O ácido hialurônico que utilizamos tem um anestésico adicionado, a lidocaína, o que torna a sua aplicação muito menos dolorosa mesmo em regiões sensíveis como os lábios.

Por não possuir proteínas animais reduz em muito as reações alérgicas. No entanto, podem ocorrer pequenos hematomas (provocado pela agulha), alguma vermelhidão local, pequeno inchaço (edema), sensação de coceira ou sensibilidade dolorosa geralmente muito bem tolerável.

A habilidade do médico, seu conhecimento da anatomia da face, a técnica e a procedência do preenchedor utilizado são fatores fundamentais para reduzir essas ocorrências.

Antes da realização do procedimento recomendamos uma consulta de avaliação. Ela é necessária para que além de conhecermos a paciente e fortalecer nossa relação, ouçamos suas queixas, desejos e avaliemos a sua anatomia. Diante do que considerarmos viável será proposto o procedimento. O importante é que na consulta a paciente esclareça bem suas dúvidas, medos e anseios, entendendo bem o que foi indicado.

Os locais mais solicitados são o sulco naso geniano (bigode chinês), aumento do volume dos lábios, harmonização do volume facial (malar e mento), correções nasais, atenuação de olheiras. Em resumo dar volume para reduzir as áreas de sombra da face.

Muitas vezes quando se corrige o volume da região malar o sulco naso geniano é atenuado, necessitando menos quantidade de preenchimento. Quando somente o preenchimento do sulco nasogeniano é feito, percebe-se um efeito não tão natural.

Quando o preenchimento é associado ao Botox® os resultados são maximizados. É o chamado Soft Lift.

A busca por um volume e contorno facial mais adequado para cada caso é o nosso desafio. E a consulta é o momento adequado para esclarecer todas as dúvidas.

Após o procedimento a paciente recebe as devidas orientações e o resultado final é reavaliado em duas semanas. Caso haja necessidade serão feitos retoques.

Toxina botulínica (Botox®)

A toxina botulínica é mais conhecida pelo nome da marca mais famosa e pioneira, o Botox® (Onabotulinum Toxina A).

A indicação principal na estética é a prevenção e o tratamento das linhas faciais hipercinéticas decorrentes da contração excessiva da musculatura facial, as chamadas rugas de expressão.

Também pode ser usada para outras situações específicas como cefaléia, fibromialgia, suor excessivo, contraturas decorrentes de AVC etc.

Para que se obtenha um resultado natural e harmonioso é muito importante que o médico conheça bem a anatomia da face e a dinâmica dos músculos.

Para que isso seja atingido é necessária uma avaliação prévia individualizada e aplicação personalizada.
Na nossa prática dividimos os locais de aplicação em terço superior, médio e inferior. Nesse último terço podemos incluir o pescoço (músculo platisma) e o colo. Para que haja um entendimento de nossa técnica e a finalidade de se fazer em cada uma dessas áreas é preciso uma conversa pessoal com o médico. Assim podemos esclarecer as expectativas e dar os custos do procedimento.

Os primeiros efeitos da toxina podem aparecer em 2 a 3 dias após a aplicação. Em torno de 10 a 15 dias é atingido o efeito máximo, oportunidade em que reavaliamos e se for necessário pequenos retoques serão realizados.

A segurança depende da qualidade das apresentações comerciais e das baixas concentrações. A quantidade aplicada varia de 35 a 100 unidades.

A toxina botulínica tem um efeito temporário que dura em média de 4 a 6 meses.

Não é indicado a aplicação da toxina botulínica em um período inferior a 4 meses.

Peelings

A palavra Peeling é originária do inglês e significa descamação.

Os peelings se classificam quanto à profundidade em superficiais esfoliativos, superficiais, médios e profundos.

É um procedimento médico que tem como finalidade a remoção controlada de camadas da pele, tendo como objetivo estimular a regeneração demo-epidérmica.

O risco das complicações aumenta conforme se aumenta a profundidade.

Uma das situações mais frequentes encontradas e solicitadas em consultório é o tratamento das manchas acastanhadas de face, os melasmas. Para essa patologia damos preferência aos peelings superficiais seriados com ácido retinóico. Além de proporcionar bons resultados não provocam dor em queimação.

Antes da realização de qualquer tipo de peeling a pele deve ser preparada por no mínimo 2 semanas. A consulta de avaliação prévia é muito importante para que se possa analisar a pele a ser tratada e prescrever o preparo que será feito em casa. É nessa oportunidade que passamos todas as informações ao paciente para esclarecermos as dúvidas quanto aos cuidados pós peeling, bem como advertir para as complicações.

O tratamento estético facial é um tratamento continuado e o paciente deverá habituar-se ao uso de hidratantes adequados e proteção facial.

Atualmente estão a nossa disposição formulações clareadoras e vitalizadoras combinadas para uso contínuo..

Tratamento de Microvarizes

O tratamento das chamadas microvarizes (telangectasias) é realizado após uma avaliação do paciente.

Quando está indicado o tratamento de escleroterapia (secagem) nossa opção é a glicose a 75%. Optamos por esse agente devido a sua compatibilidade com nosso organismo e por não se correr o risco de produzir úlceras após o procedimento como pode ocorrer no caso da escleroterapia com espuma (polidocanol + glicose).

Também podem ser tratadas varicosidades superficiais. Nesses casos além do exame clínico solicitamos ecografia venosa dos membros inferiores para termos uma exata situação do quadro da insuficiência venosa.

A retirada é feita ambulatoriamente com anestesia local.

Como a patologia das varicoses pode variar em cada caso, somente após uma consulta e esclarecidas todas as dúvidas é que alguma atitude de tratamento será tomada.

Carboxiterapia Radiofrequência

Clínica Nunes - Carboxiterapia / RadiofrequênciaA Radiofrequência é uma técnica que gera calor no tecido subcutâneo através de ondas de radiofrequência mantendo a epiderme protegida.

Através de um termômetro de infravermelho, monitora-se a temperatura ideal para o tratamento, que na superfície é de 40°C, isso corresponde a uma temperatura interna de 60°C. Os movimentos contínuos e compassados para manter uma temperatura uniforme e a atenção na aplicação são essenciais para evitar possíveis queimaduras, por isso a responsabilidade técnica de um médico é necessária.

O efeito térmico gerado ativa os fibroblastos que produzem uma reestruturação nas fibras de colágeno, assim remodelam o tecido, melhorando rugas e linhas de expressão, flacidez tissular e elasticidade da pele.

As sensações produzidas pelo calor gerado pela radiofrequência são, normalmente, confortáveis para a maioria das pessoas, e controladas pelo ajuste da intensidade do equipamento a cada pessoa.

As indicações da técnica englobam: melhora de rugas e linhas de expressão, melhora da elasticidade e textura da pele, por estimulação da neocolagênese (colágeno novo), flacidez tissular, cicatrizes de acne, celulite, estrias e remodelagem corporal.

Nossa experiência de uso demonstrou que o mesmo também pode ser aplicado com bom resultado para dores nas fibromialgias e tendinopatias, como no caso da dolorosa fasceíte plantar, evitando o uso abusivo de medicação anti-inflamatória.

Trata-se de uma técnica não-invasiva, sem efeitos sistêmicos, que não causa dependência e que não tem efeitos colaterais indesejáveis. É indolor (dispensa o uso de anestesia), não causa nenhum dano para a epiderme e não interfere na rotina normal.

Pode ser aplicada em diversas áreas do corpo com protocolos de tempo que variam conforme a área e a necessidade.

É uma técnica que pode ser associada no mesmo dia com a infusão controlada de anidro carbônico (veja carboxiterapia). O aquecimento gerado torna esse último procedimento bem tolerável.

O aparelho que usamos é o New Shape, adquirido quando seus componentes de fabricação ainda eram todos originais do Japão..

Microagulhamento

Clínica Nunes - Microagulhamento / DermarollerO Microagulhamento é usado na estética facial e corporal para provocar a indução percutânea de colágeno.

Nessa técnica é usado um dispositivo composto por pequenas agulhas de aço que são roladas sobre a pele provocando microperfurações.

Essas microperfurações irão induzir um processo inflamatório estimulando os fibroblastos, que são as células responsáveis pela produção de colágeno. Além desse fato também ocorre uma formação de vasos sanguíneos novos e um aumento da vaso dilatação, o que melhora a oxigenação e nutrição dos tecidos.

As principais indicações são:

  • Melhora da textura e poros da pele, proporcionando um rejuvenescimento facial;
  • Redução das cicatrizes de acne;
  • Redução das cicatrizes traumáticas e/ou cirúrgicas;
  • Redução ou atenuação de estrias;
  • Redução das manchas de pele, melasmas.

O procedimento é realizado em ambulatório com higienização do local e aplicação de creme anestésico. A escolha do tamanho das microagulhas vai depender de cada caso.

A recuperação é rápida se comparada ao procedimento a laser.

Na consulta prévia ao procedimento serão esclarecidas as dúvidas que ficaram.

Emagrecimento

Caso esse assunto lhe interesse basta fazer uma busca no Google e surgem, em 0,33 segundos, mais de 12 milhões de citações: como emagrecer rápido com exercícios; remédios para emagrecer rápido; como emagrecer 5 quilos em uma semana; como emagrecer rápido e fácil de graça; os benefícios da dieta paleo; retire o glúten e coma mais proteína para emagrecer; uso do HCG para emagrecer etc. Isso sem contar o que é despejado em sua mente por programas de TV, sites de blogueiras, revistas, conversas de academia e outros meios de obter informações.

O fato é que a Organização Mundial de Saúde diz que o mundo atual é um mundo obeso. A expectativa é de que nos EUA até 2030 50% da população faça parte desse grupo de risco para inúmeras doenças. No Brasil essa estimativa é de 30%.

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares somam negativamente para a parcela de tendência genética da obesidade.

Quanto se trata o assunto é preciso levar em consideração o padrão alimentar de cada grupo familiar, o qual é passado de geração em geração. Individualizar cada paciente dentro do seu contexto de vida.

Assim como somos alfabetizados para que possamos ler e escrever, a “alfabetização alimentar” é item de suma importância para que se inicie um entendimento do processo de emagrecimento saudável.

Caso a obesidade seja sua preocupação agende uma consulta para que possamos ouvir sua história com detalhes e dar início ao processo de investigação, diagnóstico, planejamento e escolha de uma forma de tratamento adequada ao seu perfil e suas possibilidades.